dieta do macarrão

Se depender de uma revisão de estudo sobre o macarrão publicada nesta terça-feira (3) no periódico científico British Medical Journal, ele será retirado da lista dos alimentos vilões da obesidade. O trunfo: apresentar baixo índice glicêmico (IG) – ou seja, um bom prato de massa não provoca picos de açúcar no sangue como outras comidas fonte de carboidrato.

O IG tem o poder de identificar o inimigo, aquele alimento que favorece os estoques de gordura. Se tem IG alto, significa que é digerido num piscar de olhos e aumenta rapidamente a concentração de glicose (açúcar) no sangue e a produção de insulina – hormônio que, circulando em excesso, faz o corpo acumular mais gordura. Outro fator complicador é que os níveis de açúcar tendem a despencar na mesma velocidade que sobem. Conclusão: alimentos com IG alto fazem você voltar a sentir fome rapidinho e comer mais do que deve.

macarrão integral emagrece

Mas, segundo o principal autor do estudo, John Sievenpiper, o macarrão tem baixo índice glicêmico e, por isso, não favorece o ganho de peso ou aumento da gordura corporal. A notícia do IG baixo não é uma exatamente nova, mas alguns estudos mostraram informações contrárias a essa característica da massa.

O que mudou: a meta-análise realizada pelos pesquisadores do Hospital St. Michael, no Canadá, trouxe um consenso científico. Eles avaliaram minuciosamente pesquisas em que os participantes receberam cerca de 3,3 porções de massa (aproximadamente 1 ½ xícara) por semana – sempre aliadas a uma dieta saudável, rica em frutas, verduras e legumes. E, geralmente depois três meses, nenhum deles ganhou peso – ao contrário, alguns até emagreceram (cerca de meio quilo), para surpresa dos pesquisadores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *